Submissão de Propostas Científicas
VII Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade
Nossos territórios, nossos desafios – integrando clínica, acesso e ensino
EIXOS
Eixo I
Atualização clínica baseada em evidências focada na multimorbidade e prevenção quaternária
Neste eixo será abordada atualização clínica baseada em evidências com foco em prevenção quaternária e na relação destas evidências com o território. Neste sentido pedimos que as propostas contemplem prevenção quaternária, desmedicalização (com desprescrição, exclusão e retirada de diagnósticos), associação do território com as práticas clínicas e práticas baseadas em evidências
Atualização clínica de problemas específicos (problemas clínicos frequentes na prática da APS, problemas infrequentes, porém importantes na APS, outros problemas e motivos de consulta como rastreamento de câncer, etc)
Manejo de multimorbidade na APS, lembrando das multimorbidades biológicas mas também sociais
Situações clínicas e de risco no atendimento de populações específicas (como população negra, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, pessoas moradoras de favelas, pessoas em situação de rua, população indígena, pessoas que vivem com HIV, etc)
Eixo II
Acesso como política pública
Neste eixo serão abordadas as problemáticas relacionadas ao acesso e como diversas políticas públicas podem alterar o acesso a APS, pensando no acesso ao quê, por quem, desigualdades neste acesso, como novas tecnologias podem ampliar ou bloquear o acesso de algumas populações, como podemos medir isso e como diferentes estratégias de financiamento vão impactar o acesso.
Modelos de acesso (Estratégias de agendamento, dimensionamento das equipes, agentes comunitários de saúde, rede, níveis de atenção, regulação, relatos de experiências exitosas no acesso e organização de agenda)
Programas de provimento e fixação de médicos no território (Programa Mais Médicos/ Programa Médicos pelo Brasil)
Financiamento da APS (Novo financiamento da APS, previne Brasil)
Saúde digital e telemedicina
Modelos de gestão (Organizações Sociais, gestão direta, PJ, SUS, Saúde suplementar)
Modelos de atenção primária à saúde (Práticas generalistas e especializadas na APS, ESF/ UBS tradicional, UBS integral/ AMA/UBS)
Prevenção quaternária (experiências populacionais)
Equidade no acesso (mulheres,população negra, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, pessoas moradoras de favelas, pessoas em situação de rua, população indígena, pessoas que vivem com HIV, relatos de experiências exitosas de melhoria de equidade no acesso)
Equipe multidisciplinar (financiamento, configuração, contribuição na APS)
Indicadores na APS
Eixo III
Ensino em MFC
Neste eixo, serão abordados temas relacionados aos desafios e aos potenciais do ensino na rede de serviços do SUS, ao ensino de ferramentas de consulta e de comunicação, ao uso de evidências científicas no ensino, à formação de educadoras e educadores, às estratégias de formação e de garantia de segurança de pacientes em atendimento por profissionais em formação, além do compartilhamento de experiências exitosas no ensino, avaliação de programas de ensino.
Graduação (inserção curricular de temas comuns à MFC e da especialidade, existência de departamentos e presença de MFC em faculdades, organizações estudantis na construção da MFC no Brasil, desigualdades entre o ensino público e o privado, a MFC na abertura de novas escolas médicas, valorização e precarização da APS nos currículos de graduação, relatos de experiências exitosas)
Residência (residências como padrão prioritário de formação em MFC, residências como qualificadoras da rede de serviços, organização de programas de residência, relatos de experiências exitosas de ensino na residência de MFC)
Formação em serviço (Experiências e estudos sobre mestrado profissionalizante, PMMB, educações continuadas, formações geridas pelo poder público ou instituições administradoras e outras modalidades de formação em serviço)
Outras formações em MFC (o papel das especializações em MFC, abrangência de cursos EAD)
INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS
As propostas de Atividades Científicas poderão ser submetidas para apreciação e aprovação parcial ou na sua totalidade pela Comissão Organizadora. As propostas poderão ou não incluir sugestão de palestrantes.
Somente pessoas já inscritas no congresso poderão submeter este tipo de proposta.
Data Limite de submissão prorrogada para: 10/10/2024
Os proponentes deverão informar o seu nome completo, telefone e e-mail. Caso o mesmo não se proponha a ser o coordenador ou participante da atividade, poderá informar nome, e-mail e telefone do coordenador sugerido para esta atividade.
As temáticas das ATIVIDADES CIENTÍFICAS devem estar no âmbito dos TIPOS DE ATIVIDADE E DOS EIXOS CENTRAIS e respectivos sub-itens conforme explicitado acima.
1. Tipos de atividades a serem propostas
A) Oficina
São espaços onde são oferecidas atividades que proporcionam novos conhecimentos e vivências, através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, mais voltados para a prática da MFC. Duração de 1h30 a 3 horas. Para inscrição de oficina o congressista deverá preencher:
- Nome da atividade
- Tipo de atividade
- Eixo relacionado
- Responsável pela proposta: Autor/a/es/as da proposta e seus dados
- Duração esperada: máximo de 3 horas
- Número de coordenadores da oficina
- Número mínimo e máximo de participantes (80)
- Recursos necessários, incluindo espaço
- Especificamente para oficinas pedimos resumo que contenha:
- Por que o tema é importante de ser discutido ou atualizado (é frequente/prevalente? teve algum avanço significativo recente? é importante o MFC dominar esta técnica?)?
- Como características socioeconômicas do território ou paciente mudam a prática neste tema?
- Como o procedimento ou técnica mostrado na oficina pode ser usado na rotina do MFC?
- Erros frequentemente cometidos
B) Mesa Redonda
Deve discutir um tema geral e relevante, contemplado pelos eixos do congresso, podendo ser transformado em painel, em que cada pessoa convidada apresenta um sub-tema ou ponto de vista divergente. Cada apresentador terá até 20 minutos para fazer sua apresentação. O tempo total da mesa redonda será de uma hora e meia, incluindo o tempo de participação e intervenção da plateia. Para inscrição de mesa redonda o congressista deverá preencher:
- Nome da atividade
- Tipo de atividade
- Qual eixo se encaixa
- Responsável pela proposta: Autor/a/es/as da proposta e seus dados
- Sugestão de palestrantes.
- Duração esperada
- Número mínimo e máximo de participantes
- Recursos necessários, incluindo espaço
- No máximo 500 Palavras
- Especificamente para mesa redonda pedimos resumo que contenha:
- Breve justificativa do tema proposto e de como ele se relaciona com os eixos ou subeixos do congresso?
- Sugestão ou indicação de convidados para falar na mesa redonda e indicação de moderador.
C) Roda de Conversa
Trata-se de uma conversa ou diálogo em espaços abertos, do qual participam diferentes pessoas, agrupadas em círculo, trocando informações sobre algum tema específico, contemplado nos eixos do congresso. Serão moderados por um ou dois profissionais. O tempo máximo é de uma hora e meia e não haverá fornecimento de material audiovisual. Para inscrição de roda de conversa o congressista deverá preencher:
- Nome da atividade
- Tipo de atividade
- Qual eixo se encaixa
- Responsável pela proposta: Autor/a/es/as da proposta e seus dados
- Duração esperada
- Número mínimo e máximo de participantes
- Recursos necessários, incluindo espaço
- No máximo 500 Palavras
- Especificamente para Roda de Conversa pedimos resumo que contenha:
- Breve justificativa do tema proposto e de como ele se relaciona com os eixos ou subeixos do congresso
D) Tema de Atualização Clínica (TAC)
Apresentação de um/a palestrante com expertise no tema / temática. As atividades serão de, no máximo, 30 minutos prevendo-se mais 15 minutos para dúvidas da platéia, com duração total de 45 minutos. Para inscrição de TAC o congressista deverá sinalizar:
- Nome da atividade
- Tipo de atividade
- Qual eixo se encaixa
- Responsável pela proposta: Autor/a/es/as da proposta e seus dados
- Duração esperada
- Número mínimo e máximo de participantes
- Recursos necessários, incluindo espaço
- No máximo 500 Palavras
- Especificamente para TACs pedimos resumo que contenha:
- Evidência científica que baseia atualização (citar um novo artigo, guideline, revisão, PCDT que justifique o porquê de fazer uma atualização)
- Por que o tema é importante de ser atualizado (é frequente/prevalente? teve algum avanço significativo recente?)
- Apontar possibilidade de desprescrição/desdiagnóstico (desmedicalização) e prevenção quaternária
- Como características socioeconômicas do território ou paciente mudam a prática neste tema?
- Como a atualização apresentada pode ser aplicada na rotina do MFC?
- Sinalizar áreas de incerteza
- Erros frequentemente cometidos na APS em relação a este tema
2. Normas e Regras Gerais
Uma vez que a proposta de Atividade Científica tenha sido apreciada e aprovada pela Comissão Organizadora, será verificado se houve sugestão ou não de palestrantes e se o autor/a da sugestão se colocou também para participar da atividade.
OBS: O interessado em enviar uma proposta de atividade científica deve fazer contato prévio, sem compromisso, com a(s) pessoa(s) sugerida(s) por ele, com a finalidade de avaliar o interesse e a disponibilidade dos possíveis convidados.
ATENÇÃO: a comissão científica pode aceitar parcialmente, sugerir alteração de nome(s), formatação ou não aceitar a atividade na íntegra.
Uma vez aceita a proposta, fará parte da programação oficial do congresso. O autor não deve ter conflito ético em relação à atividade proposta e deve contemplar palestrantes de conhecida e/ou reconhecida experiência técnica e/ou científica na área da atividade proposta.
3. Critérios para seleção de proposta
1. Relevância
O trabalho aborda de maneira relevante e coerente o tema dentro dos eixos proposto pelo congresso.
2. Contribuição Científica e inovação da proposta
O trabalho apresenta contribuição para o avanço do conhecimento na área de Medicina de Família e Comunidade, trazendo discussões novas, atualização de evidências e considerando especialmente questões relacionadas à desigualdade de acesso de diversos grupos populacionais ao ensino e as desigualdades de oferta de cuidados a usuárias e usuários de saúde em atendimento por profissionais em formação, tanto em serviços públicos quanto em serviços privados.
3. Metodologia
A metodologia do trabalho é rigorosa e apropriada para a pesquisa ou prática proposta, deixando transparente as evidências usadas, sinalizando o que foi atualizado recentemente e levando em consideração a diversidade de contextos e grupos sociais.
4. Desigualdades
O trabalho aborda de maneira explícita questões de desigualdade de acesso aos serviços de saúde, propondo soluções inclusivas e equitativas. Além disso, fomenta uma análise crítica das disparidades na oferta de tratamentos e aborda estratégias para a redução das iniquidades.
5. Direitos Humanos
O trabalho respeita e promove os direitos humanos, considerando os princípios éticos e morais na pesquisa, ensino e prática em Medicina de Família e Comunidade.
6. Combate a Desigualdades
O trabalho demonstra um compromisso evidente com o combate às desigualdades na saúde, propondo estratégias para melhorar a equidade no acesso e oferta de tratamentos entre diversos grupos sociais.
7. Coerência na Apresentação
O resumo e as informações fornecidas são coerentes, explícitos, bem estruturados e compreensíveis.
8. Adequação das informações ao que foi solicitado no formulário
Os proponentes das atividades se esforçaram para responder e dar conta de todos itens solicitados.
SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
PÔSTER OU APRESENTAÇÃO ORAL
Envio do Resumo
Data Limite de submissão: 10/10/2024
O resumo deve ser digitado e enviado pelo nosso formulário eletrônico disponível no botão Envie seu trabalho.
- Somente será permitida submissão de trabalhos de pessoas já inscritas no congresso
- Após enviar, não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados, portanto preencha com atenção os dados dos autores, coautores, apresentador e o resumo
- Todo trabalho deverá ser enviado de acordo com os 3 Eixos do evento
- O resumo não poderá conter gráficos, figuras ou fotos
- Os resumos devem seguir a seguinte formatação:
- Título com máximo de 12 palavras
- Autores – nome e sobrenome de no máximo 5 autores
- Instituição – nome da instituição dos autores
- Corpo do resumo com:
- Introdução
- Objetivo
- Metodologia ou descrição da experiência
- Resultados
- Considerações finais
- Máximo de 250 palavras
- A avaliação dos resumos será feita por uma comissão escolhida para este fim que vai seguir os seguintes critérios:
- Redação e estrutura
- Originalidade e relevância
- Adequação aos temas do congresso
- Metodologia
- Impacto e relevância do trabalho
- Será enviado o aceite ou não dos resumos até o dia 22/10/2024, bem como se sua apresentação foi aprovada como apresentação oral ou pôster
- O local, data e horário das apresentações será enviado em momento oportuno
- Será emitido um certificado em nome do apresentador, onde constará o título e os nomes de todos os autores