Sobre o evento
Desde sua primeira edição sendo realizada em 2004 na cidade de Campinas/SP, contando com a presença de pouco mais de 45 pessoas, a Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade vem se comprometendo a realizar eventos científicos e congressos sobre a MFC em seu âmbito estadual.
O último Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade, na sua 5a edição, ocorreu no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, em 13/11/2014 a 16/11/2014. O tema do evento foi “O Futuro da Estratégia de Saúde da Família na Organização da Rede de Atenção à Saúde do Estado de São Paulo”. A programação foi composta pela abordagem de diversos assuntos, como “Política do estado de São Paulo para a APS”, “O Mais Médicos no Estado de São Paulo e no Brasil” e “O futuro da Residência de Medicina de Família e Comunidade”.
Em 2018, foi realizada a primeira edição do Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, que teve como tema central “Atenção Primária à Saúde: Conectando pessoas e histórias”, nos dias 11 a 14 de outubro de 2018, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.
Na programação, assuntos como prevenção quaternária, futuro da Medicina de Família e Comunidade, competências do preceptor, comunicação clínica, abordagem familiar, saúde da população negra, saúde da população LGBTQIAPN+, relação médico-paciente, entre outros.
O evento foi organizado pela Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC) e Associação de Médicos de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AmFac-RJ), filiadas à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, com expectativa de público de mais de duas mil pessoas.
Com a pandemia de COVID-19, a sexta edição do CPMFC, programada para acontecer em 2020, teve seus planos de organização interrompidos. Entendendo os esforços da então diretoria e comissão organizadora, a edição deste ano se propõe a retomar a realização de eventos científicos de grande porte com a mesma cidade-sede proposta em 2020, mas reimaginando a proposta de tema e eixos norteadores.